Proadess 2

Métodos


Trata-se de um inquérito de saúde com a utilização de um questionário virtual para avaliar as mudanças que ocorreram na vida dos adolescentes brasileiros após a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, relacionadas às iniciativas de distanciamento social para a proteção das pessoas, incluindo a quarentena.

Para a elaboração do questionário foi utilizado o aplicativo RedCap (Research Eletronic Data Capture), uma plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisas.

O questionário é realizado via web, podendo ser preenchido pelo participante por meio de celular ou computador com acesso à internet. Todas as respostas são anônimas e sem qualquer outro tipo de identificação dos participantes.

As informações são coletadas diretamente pela internet e armazenadas no servidor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ).

Ao receber o convite para participação, o adolescente deverá pedir ao responsável para ler o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para dar a autorização ao adolescente em participar. Antes do início da pesquisa, o adolescente deverá dar também o seu assentimento após a leitura do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE). Se os responsáveis pelos participantes e os adolescentes quiserem guardar as cópias dos termos, tanto o TCLE do responsável pelo menor como o TALE do adolescente terão cópias em formato PDF, com acesso disponível a todos os participantes antes do início da pesquisa.

O convite aos participantes será feito por um procedimento de amostragem em cadeia. Na primeira etapa, os pesquisadores do estudo escolherão pelo menos 15 outros pesquisadores de diferentes estados do Brasil.

Os pesquisadores escolhidos na primeira etapa serão chamados de sementes ou influenciadores. Esses enviarão o convite da pesquisa para 20-30 adultos (pais ou responsáveis por adolescentes) das suas redes sociais para encaminhamento aos adolescentes. A esses adultos, será solicitado que eles convidem pelo menos mais três pais ou responsáveis por adolescentes. E assim por diante.

©2020 CONVID, todos os direitos reservados