Proadess 2

Amostra

O convite aos participantes é feito por um procedimento de amostragem em cadeia. Na primeira etapa, os pesquisadores do estudo escolheram um total de 200 outros pesquisadores de diferentes estados do Brasil. Adicionalmente, cada pesquisador do estudo escolheu 20 pessoas da sua rede social, totalizando 400 pessoas selecionadas para participar. As pessoas escolhidas na primeira etapa são chamadas de influenciadores ou sementes.
Com vistas a conseguir diversidade na rede virtual, os influenciadores enviam o link da pesquisa para pelo menos 12 pessoas das suas redes sociais, obedecendo a uma estratificação por sexo, faixa de idade (18-39; 40-59; 60+) e grau de escolaridade (ensino médio incompleto ou menos; ensino médio completo ou mais), isto é, são convidadas pelo menos 3 pessoas em cada uma das categorias formada pela combinação das três categorias:


Sexo Faixa de idade Grau de escolaridade No. de convites
Masculino / Feminino 18 - 39 Médio incompleto ou menos 3 ou mais
Médio completo ou menos
40 - 59 Médio incompleto ou menos
Médio completo ou menos
60 ou mais Médio incompleto ou menos
Médio completo ou menos

A essas pessoas, é solicitado que elas convidem outras três pessoas de suas redes sociais e assim por diante, compondo a rede ConVid.

Além disso, as informações sobre o estudo serão divulgadas por meio de comunicados à imprensa, comunicação social das instituições de pesquisas participantes, secretarias estaduais de saúde, e mídias sociais.

Adicionalmente, o link da pesquisa ficará disponível nas instituições de pesquisa dos influenciadores e os funcionários das instituições poderão responder ao questionário.

©2020 CONVID, todos os direitos reservados